Pela saúde
Hospital Espírita celebra 69 anos em atividade
Funcionários se reuniram na manhã desta terça-feira em um abraço comemorativo ao redor do prédio da instituição
Gabriel Huth -
A comunidade do Hospital Espírita de Pelotas se uniu na manhã desta terça-feira (12) em um grande abraço comemorativo ao aniversário de 69 anos da instituição. Funcionários, diretores, pacientes e colaboradores foram convidados para o evento, às 9h, com hasteamento da bandeira do nacional e discurso dos diretores, com participação também da banda da Brigada Militar. Às 10h o grupo saiu para o lado de fora do hospital, de mãos dadas para dar um abraço ao redor do prédio.
Carlos Jardim, um dos membros da direção do hospital, relembra a motivação por trás da criação de um local que oferecesse serviço especializado em saúde mental para pacientes de Pelotas e região. "Esse hospital foi criado pela Liga Espírita e outras entidades com a finalidade de atender a população carente que muitas vezes viajava de trem até Porto Alegre para o Hospital Psiquiátrico São Pedro. Agora a gente tá completando um ciclo. São 69 anos de atividades, às vezes difíceis, às vezes boas, mas sempre prestando um serviço de qualidade para a comunidade, ajudando a quem precisa, indistintamente. Isso é mais um marco para lembrar a sociedade sobre a existência Hospital Espírita de Pelotas e que ele deve continuar", fala.
A entidade atende uma média de 200 pacientes internados. O corpo de funcionários, entre médicos e enfermeiros, socorristas, ajudantes e atendentes, conta com 210 pessoas. Seu principal entrave, atualmente, é o custo muito alto para manter as atividades em relação ao baixo valor recebido pelo serviço. "A gente tem que recorrer a tudo, como empréstimos bancários", diz Jardim.
Carmen Lúcia Alves, 53, funcionária do setor de nutrição do hospital há 15 anos, reconhece a falta de recursos, mas afirma: "A gente vai se virando como pode, sempre tentando ajudar a instituição. A gente aprende a ser mais humano para a poder ajudar o próximo", reflete a respeito da rotina no trabalho. Elisabete Andrade Silveira, 54, também funcionária há 15 anos, destaca que o dia a dia é puxado, mas sente-se recompensada pelos pacientes. "Tem que ter paciência e entender o lado deles que estão em uma situação complicada. Tentamos amenizar um pouco isso do nosso jeito. Seja servindo uma comida boa, oferecendo uma palavra", cita.
Histórico
O Hospital Espírita é uma instituição voltada ao tratamento psiquiátrico que reúne pacientes com diversas enfermidades, entre elas problemas mentais e vícios como drogas e álcool. O local onde funciona, na avenida Domingos de Almeida, no Areal, foi doado pelo prefeito da cidade em 1948, Joaquim Duval. No mesmo ano, em 12 de dezembro, foi fundado o hospital, na época ainda chamado de sanatório, nome que mudou para Hospital Espírita de Pelotas em 1988. O local conta com atendimento 24 horas e cinco alas de internação.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário