Pela saúde

Hospital Espírita celebra 69 anos em atividade

Funcionários se reuniram na manhã desta terça-feira em um abraço comemorativo ao redor do prédio da instituição

Gabriel Huth -

A comunidade do Hospital Espírita de Pelotas se uniu na manhã desta terça-feira (12) em um grande abraço comemorativo ao aniversário de 69 anos da instituição. Funcionários, diretores, pacientes e colaboradores foram convidados para o evento, às 9h, com hasteamento da bandeira do nacional e discurso dos diretores, com participação também da banda da Brigada Militar. Às 10h o grupo saiu para o lado de fora do hospital, de mãos dadas para dar um abraço ao redor do prédio. 

Carlos Jardim, um dos membros da direção do hospital, relembra a motivação por trás da criação de um local que oferecesse serviço especializado em saúde mental para pacientes de Pelotas e região. "Esse hospital foi criado pela Liga Espírita e outras entidades com a finalidade de atender a população carente que muitas vezes viajava de trem até Porto Alegre para o Hospital Psiquiátrico São Pedro. Agora a gente tá completando um ciclo. São 69 anos de atividades, às vezes difíceis, às vezes boas, mas sempre prestando um serviço de qualidade para a comunidade, ajudando a quem precisa, indistintamente. Isso é mais um marco para lembrar a sociedade sobre a existência Hospital Espírita de Pelotas e que ele deve continuar", fala.

A entidade atende uma média de 200 pacientes internados. O corpo de funcionários, entre médicos e enfermeiros, socorristas, ajudantes e atendentes, conta com 210 pessoas. Seu principal entrave, atualmente, é o custo muito alto para manter as atividades em relação ao baixo valor recebido pelo serviço. "A gente tem que recorrer a tudo, como empréstimos bancários", diz Jardim.

Carmen Lúcia Alves, 53, funcionária do setor de nutrição do hospital há 15 anos, reconhece a falta de recursos, mas afirma: "A gente vai se virando como pode, sempre tentando ajudar a instituição. A gente aprende a ser mais humano para a poder ajudar o próximo", reflete a respeito da rotina no trabalho. Elisabete Andrade Silveira, 54, também funcionária há 15 anos, destaca que o dia a dia é puxado, mas sente-se recompensada pelos pacientes. "Tem que ter paciência e entender o lado deles que estão em uma situação complicada. Tentamos amenizar um pouco isso do nosso jeito. Seja servindo uma comida boa, oferecendo uma palavra", cita.

Histórico
O Hospital Espírita é uma instituição voltada ao tratamento psiquiátrico que reúne pacientes com diversas enfermidades, entre elas problemas mentais e vícios como drogas e álcool. O local onde funciona, na avenida Domingos de Almeida, no Areal, foi doado pelo prefeito da cidade em 1948, Joaquim Duval. No mesmo ano, em 12 de dezembro, foi fundado o hospital, na época ainda chamado de sanatório, nome que mudou para Hospital Espírita de Pelotas em 1988. O local conta com atendimento 24 horas e cinco alas de internação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estrada da Granja recebe melhorias Anterior

Estrada da Granja recebe melhorias

Em busca de uma cidade amiga do envelhecimento Próximo

Em busca de uma cidade amiga do envelhecimento

Deixe seu comentário